InícioNotíciasAgriculturaViva Lagoa Grande: De Lagoa Grande para o Mundo

Viva Lagoa Grande: De Lagoa Grande para o Mundo

A prefeitura de Lagoa Grande, em Pernambuco, promoveu nesta quarta-feira, (15), a Enoexperience, uma imersão na Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, para apresentar ao público o grande potencial e singularidade da cidade, através do seu turismo, economia, gestão e suas produções exclusivas de uva e vinho, que se destaca por seu diferencial: plantar e colher uva o ano inteiro. No roteiro, muitas atividades que envolveram o público presente formado por empresários, investidores, empreendedores, produtores, gestores públicos, políticos e autoridades nacionais e internacionais.

 

No evento, a prefeita Catharina Garziera lançou o selo Viva Lagoa Grande, uma ferramenta que promete fortalecer e estimular a economia do município, tornando Lagoa Grande um destino de excelência e uma terra de oportunidades. “Queremos cada vez mais dar visibilidade a Lagoa Grande e estamos prontos para receber o setor de hotelaria e o setor de gastronomia. Temos grandes parceiros e através dos meus amigos, dos secretários, a gente vai conseguir transformar ainda mais e trazer desenvolvimento para Lagoa Grande”

Um dos discursos mais marcantes foi do ex -prefeito e atual Secretário de Governo, Jorge Garziera. Ele convocou os presentes para se unirem pelo desenvolvimento econômico do município e anunciou a criação de uma Agência de Desenvolvimento para alavancar a economia da região. Em seu discurso, Garziera agradeceu o empenho pelo desenvolvimento da região, do empresário José Gualberto , presente no evento e um dos idealizadores da VALEXPORT – Associação de Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco. A Valexport coordena as exportações do Vale do São Francisco.

O secretário de Turismo de Pernambuco Paulo Nery destacou a parceria do governo do estado para alavancar a rota do enoturismo em Lagoa Grande e Região, a partir da conexão de Pernambuco com grandes polos mundiais da vitivinicultura, como Mendoza, na Argentina.

O presidente da Sudene, Danilo Cabral, em seu discurso, garantiu o suporte do Órgão, a partir das linhas de financiamento que possam impulsionar e fortalecer a produção e infraestrutura local.

Já o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, destacou as ações da Adepe para o fortalecimento da região e também a participação do Governo de Pernambuco com as ações de infraestrutura em prol de um turismo sustentável. Em seu discurso, Eduardo também mencionou que desde 2023 o Governo do Estado tem promovido ações através das secretarias estaduais e da Adepe, para fortalecer a região que hoje tem uma produção dos vinhos premiados.

Além desses, o evento teve convidados pontuais, visando o fortalecimento do desenvolvimento do município, a partir do enoturismo, como o secretário estadual de Turismo, Paulo Nery, que citou a criação de uma rota que valorize a cultura e fortaleça ainda mais a economia local.

Também estiveram presentes o Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes, além de Ademar Barros, ex-secretário de Governo da Prefeitura do Recife e o Presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto.

A programação do evento incluiu passeios pelas vinícolas Garziera e Rio Sol, onde os participantes puderam vivenciar experiências como a tradicional pisada da uva e um passeio de catamarã, atividades que destacam a singularidade da cultura regional. Com esta iniciativa, Lagoa Grande reforça a sua vocação para o enoturismo e avança na sua missão de conquista visibilidade e reconhecimento no cenário nacional.

Fonte: Rede Você

Imagem: Acervo do Evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img