A melhoria da iluminação pública nas áreas mais violentas de Pernambuco será uma das primeiras ações do programa Juntos pela Segurança, que será lançado oficialmente nesta segunda-feira (31) pela governadora Raquel Lyra, em substituição ao Pacto pela Vida. Há meses o novo programa vinha sendo cobrado pela sociedade, cansada de tanta violência, e pelos políticos da oposição.
Apesar de a iluminação pública ser uma atribuição que compete às prefeituras, o governo de Pernambuco entendeu que precisa fazer investimentos na área para conseguir avançar na prevenção aos crimes.
Pesquisas sempre indicaram que as investidas criminosas diminuem nas localidades mais iluminadas. Porém, de fato, faltam às gestões municipais vontade política de disponibilizar mais recursos para a prevenção à violência – assunto tratado, em geral, como um problema unicamente do Executivo Estadual.
Estatísticas da Secretaria Estadual de Planejamento indicam, por exemplo, que 40% das 1.791 mortes violentas registradas pela polícia no primeiro semestre de 2023 aconteceram no horário noturno. Do total de vítimas, 50% tinham entre 18 e 30 anos.
O governo estadual prevê um investimento de R$ 35 milhões para “iluminar” os territórios onde há maior incidência de homicídios. Mas também levará em consideração os locais com mais crimes de roubos a transeuntes, roubos de veículos e violência contra a mulher.
No começo do mês de julho, em solenidade em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, Raquel Lyra comandou a entrega de 100 novas viaturas para os policiais militares lotados nos 12 batalhões da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Nesse fim de semana, dezenas de novas viaturas policiais foram levadas para o Centro de Convenções, indicando que mais delas serão entregues durante o evento do Juntos pela Segurança. A governadora havia dito que, até o final de agosto, mais 520 seriam entregues à PM.
No total, o número deve chegar a 895 até o final de 2023. O investimento é de R$ 39 milhões.