InícioNotíciasAtualInfluenciadoras lucram com desinformação sobre saúde feminina e SOP

Influenciadoras lucram com desinformação sobre saúde feminina e SOP

Sophie sofreu por 12 anos com menstruações dolorosas, depressão e fadiga antes de ser diagnosticada com síndrome do ovário policístico (SOP), condição hormonal que afeta 8 a 13% das mulheres. Com dificuldades em obter orientação médica, ela recorreu à influenciadora Kourtney Simmang, que prometia tratar a “causa raiz” da SOP por R$ 22,3 mil. Após quase um ano sem resultados, Sophie desistiu, sentindo-se ainda pior.

Esse cenário não é isolado. Influenciadoras sem qualificação médica lucram ao oferecer curas falsas para SOP, explorando a ausência de tratamentos definitivos. Análise da BBC revelou que metade dos vídeos mais assistidos com a hashtag “SOP” em redes sociais continha desinformação, incluindo alegações de que suplementos ou dietas restritivas podem curar a condição.

Especialistas alertam que essas práticas não têm embasamento científico. “Sempre que há uma lacuna na medicina, os predadores se aproveitam”, afirma a ginecologista Jen Gunter. Dietas como a cetogênica podem agravar os sintomas, e pílulas anticoncepcionais, ao contrário do que é alegado, ajudam muitas mulheres.

Casos de mulheres como Manisha, da Índia, ilustram os danos causados por esses tratamentos. Após tentar dietas extremas e suplementos, ela desenvolveu diabetes tipo 2, que poderia ter sido evitada com o medicamento correto.

A desinformação retarda diagnósticos e agrava o estigma. Especialistas recomendam buscar médicos capacitados para um tratamento eficaz e baseado em evidências, essencial para melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Fonte: BBC Brasil

Imagem: Reprodução da Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img