O representante de articulação do Ministérios do Planejamento, o economista Geraldo Júnior é um dos responsáveis para apresentar aos novos prefeitos de Pernambuco e de todo o país, o Manual de Transição Municipal, fruto do trabalho coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
Em entrevista ao programa Perspectiva da Rede Você, Geraldo Júnior explicou que o objetivo do Governo Federal com o Manual é fornecer aos novos gestores municipais, eleitos em 2024, um roteiro básico para conduzir a transição. Na oportunidade, o representante do Ministério do Planejamento apresentou o Manual , no evento promovido pela Amupe para os gestores municipais eleitos.
Toda a abordagem do material é a partir do levantamento de informações, o processamento dos dados para facilitar a tomada de decisão ainda na fase de transição até a posse.
Aspectos como a montagem da equipe de governo, a criação ou extinção de cargos, a criação ou extinção de secretarias e órgãos municipais, a extinção ou lançamentos de programas, entre outros aspectos, que poderão ter sua definição a partir da coleta desses dados. “São passos importantes para garantir uma transição segura e transparente, e que gere benefícios para toda a sociedade,” reforça o subsecretário de Articulação. Ele ainda destaca que o instrumento é importante inclusive em casos de recondução. “Mesmo os prefeitos reeleitos tendem a buscar o Manual para o caso de mudanças de equipes”, disse.
A boa condução da transição de mandatos garante a continuidade de serviços básicos, além de fortalecer o senso de responsabilidade com a administração pública e uma maior racionalidade na tomada de decisão, tornando mais eficiente os resultados da atuação dos agentes públicos.
Fonte: Rede Você
Imagem: Rede Você