Foi finalizado neste domingo, 24 de novembro, o I Congresso Paraibano Mais Neurodiversidade, realizado no Centro Universitário UNIESPE, em João Pessoa-PB. O evento, que começou na última quinta-feira (22), reuniu especialistas, acadêmicos e a comunidade em geral em torno de debates e reflexões sobre a neurodiversidade, sob o lema “Não há erro em ser Neurodivergente”.
Com mais de 90% dos palestrantes neurodivergentes, o congresso ofereceu uma abordagem singular e aprofundada sobre temas como autismo, TDAH, dislexia, TOD, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down e síndromes raras. A programação trouxe conteúdos baseados em evidências científicas e relatos de vivências pessoais, destacando a importância da inclusão e da conscientização sobre os transtornos do neurodesenvolvimento.
De acordo com os organizadores, o evento teve como missão promover um entendimento mais inclusivo das diferentes formas de neurodiversidade, quebrar estigmas e fomentar o respeito às diferenças. “Este congresso foi um marco. Conseguimos criar um espaço de aprendizado, empatia e conexão que vai muito além do evento em si”, afirmou a Professora Lucielys Magalhães, organizadora do congresso que é uma mulher autista, preta e mãe de três crianças atípicas.
O encerramento foi marcado por discursos emocionantes e pelo anúncio da próxima edição do congresso, já confirmada para 2025. “Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais essa pauta tão necessária. Estamos apenas começando. A segunda edição acontecerá durante os dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2025”, destacou Luciellys.
O I Congresso Paraibano Mais Neurodiversidade deixa um legado significativo para a sociedade, consolidando-se como uma plataforma de inclusão e transformação social na capital da Paraíba e com grande potencial de expansão.
Fonte: Rede Você
Imagem: Rede Você