A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou o afastamento do diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, após a polêmica dança erótica do “batcu” em um evento. Em vídeo publicado nas redes do Ministério, neste sábado (7/10), Nísia ainda se desculpa e diz que foi “surpreendida pelo episódio”.
“Naquele momento, eu estava em uma importante agenda nas cidades de Diadema e Mauá, em São Paulo, para o fortalecimento do sistema de saúde local, como venho fazendo em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, comecei a apurar responsabilidades pelo ocorrido. Hoje, diante da gravidade do fato, foi afastado o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo que aconteceu.”
O diretor do departamento era Andrey Roosewelt Chagas Lemos, doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz.
A apresentação erótica aconteceu durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. O material foi gravado na quinta-feira (5/10), segundo dia do evento, que se estendeu até esta sexta-feira.
No palco, uma dançarina apresenta performance enquanto outra pessoa canta. A coreografia, no entanto, não parece ter qualquer relação com o tema do evento. O encontro buscava debater a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no Brasil.
Fonte: Metrópoles