O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia no quadril direito nesta sexta-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A previsão é que ele fique internado até terça-feira e passe pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada.
Lula fará uma artroplastia total de quadril e colocará uma prótese híbrida, que tem parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso.
O Palácio do Planalto prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens do presidente. A meta de recuperação estipulada pelo governo é a COP 28, nos Emirados Árabes, marcada para o fim de novembro. Na volta, há previsão de uma passagem pela Alemanha. Estas são as próximas viagens previstas no calendário da presidência.
Nos últimos dias, Lula precisou seguir recomendações médicas para a preparação para o procedimento. Nesta segunda-feira, por exemplo, cumpriu agendas no Itamaraty usando uma máscara, item de proteção que também usou ao comparecer à posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso. Na semana passada, cancelou viagens agendadas para esta semana.
Em julho, o presidente passou por dois procedimentos para reduzir as dores no local. O primeiro tratamento foi uma infiltração, quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada. Dias depois, realizou uma “denervação percutânea no quadril direito, que usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente”.
Fonte: Folha PE