InícioNotíciasPlenário da ALEPE aprova mudanças na Constituição do Estado de PE

Plenário da ALEPE aprova mudanças na Constituição do Estado de PE

Cinco Propostas de Emenda à Constituição (PECs) receberam o primeiro aval do Plenário nesta terça (8). As mudanças na Carta Magna estadual envolvem regras para processos criminais contra autoridades com foro privilegiado, critérios para cassação de mandatos parlamentares e nomeação de conselheiros e desembargadores, além de garantia de direitos para crianças e vítimas de violência. Os textos ainda precisam passar por uma segunda rodada de votações.

Um substitutivo à PEC nº 12/2023 busca elevar para 2/3 o quórum de votação para declarar a perda de mandato de deputado. Atualmente, a cassação pode ser declarada por maioria absoluta de parlamentares, ou seja, 25 votos. A iniciativa, apresentada pelo deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), eleva este número para 33.

Também de autoria de Feitosa, a PEC nº 13/2023 trata dos processos criminais contra autoridades de competência exclusiva do Tribunal de Justiça, conhecida como “foro privilegiado”. Segundo o substitutivo apresentado pela Comissão de Justiça, o julgamento originário no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para essas autoridades em infrações penais comuns alcança a fase de investigação. Depois disso, a instauração da investigação dependerá, obrigatoriamente, de decisão fundamentada, proferida pelo desembargador relator.

A PEC n° 5/2023, do deputado Jarbas Filho (MDB), eleva de 65 para 70 anos a idade máxima para provimento dos cargos de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e de desembargador do TJPE, quando este for proveniente do chamado Quinto Constitucional. A iniciativa busca adequar os requisitos ao que já é previsto em âmbito federal.

Já o substitutivo à PEC n° 1/2023, da deputada Socorro Pimentel (União), acrescenta à Carta Magna estadual objetivos de assistência social e amparo à mulher vítima de violência. Por fim, a PEC n° 3/2023, proposta por Simone Santana (PSB), determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifique os valores destinados a ações e programas de atenção à Primeira Infância.

 

ASSISTÊNCIA

Antônio Moraes. Foto: Roberto Soares

Durante o Pequeno Expediente, Antônio Moraes (PP) foi à tribuna destacar a relevância social do Projeto de Lei (PL) n° 1002/2023, apresentado por ele e em tramitação na Casa. A iniciativa busca facilitar o acesso de cidadãos que perderam seus documentos de identidade aos benefícios sociais. Para isso, determina que o Instituto de Identificação Tavares Buril disponibilize um aplicativo de identificação por meio das digitais. 

“O Tribunal de Justiça constatou que muita gente deixa de receber o benefício social porque não tem documento para se identificar. Este projeto quer corrigir esta questão para que a gente possa trazer justiça social”, informou.

 

EDUCAÇÃO

Gustavo Gouveia. Foto: Roberto Soares

Gustavo Gouveia (Solidariedade) parabenizou a Prefeitura de Paudalho, na Mata Norte, por obter o melhor desempenho da região no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), divulgado na última semana. Segundo o parlamentar, o município tinha um dos piores índices até 2017, mas passou a se destacar em todo o Estado com a dedicação e os investimentos da gestão municipal. 

O deputado fez um pedido à governadora Raquel Lyra para construir uma escola de Ensino Médio no distrito de Guadalajara, também em Paudalho. “A escola atenderá mais de 300 crianças e adolescentes que precisam pegar a estrada diariamente para estudar no centro da cidade”, justificou.

 

SEGURANÇA

Doriel Barros. Foto: Roberto Soares

Doriel Barros (PT) pediu reforço no policiamento do distrito de Rainha Isabel, na zona rural de Bom Conselho (Agreste Meridional). O parlamentar informou que os cerca de 12 mil habitantes da localidade, na divisa com o Estado de Alagoas, vêm sofrendo com o aumento da criminalidade. 

A demanda foi encaminhada pelo petista à Secretaria estadual de Defesa Social e ao Comando de Polícia Militar de Pernambuco por meio de indicações. “A falta de segurança pública traz consequências não apenas para as vítimas diretas dos crimes, mas para a economia, o desenvolvimento e o bem estar da população.”

 

PORTO DE GALINHAS

Simone Santana. Foto: Roberto Soares.

Simone Santana (PSB) fez críticas à Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana. A parlamentar denunciou a descaracterização da Vila de Porto de Galinhas pelo crescimento imobiliário e pelo descuido com a manutenção urbana. 

Ela registrou, ainda, que trabalhadores de diversos setores têm denunciado a falta de cuidados com as praias, além da ausência de fiscalização ambiental e de regularização de licenças. “É evidente que a Prefeitura fecha os olhos para essa desconfiguração da Vila e para os crimes ambientais praticados abertamente no litoral ipojucano”, apontou. 

Para a deputada, a questão é de interesse estadual, uma vez que se trata de um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. 

 

OPOSIÇÃO

João Paulo Costa. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) ratificou a decisão de seu partido de fazer oposição ao governo Raquel Lyra. No pronunciamento, o parlamentar frisou que a legenda acompanhará o posicionamento da Federação Brasil da Esperança — formada ainda por PT e PV. “Será uma oposição responsável, propositiva e construtiva”, ponderou. 

Costa destacou ter votado favoravelmente, nesta Legislatura, a projetos do Poder Executivo que autorizam empréstimos de R$ 3,4 bilhões e remanejamento de R$ 5,7 bilhões do Orçamento. Mas reforçou críticas à proposição de reajuste para profissionais da Educação e à política de defesa social da atual gestão. “Continuarei fazendo um mandato de fiscalização para que o Governo atue e apresente medidas que melhorem a vida da população”, afirmou.

 

‘FERVURA GLOBAL’

João Paulo. Foto: Roberto Soares

Na mesma reunião, o deputado João Paulo (PT) repercutiu o alerta recente do secretário-geral da ONU, António Guterres, de que “a era do aquecimento global acabou e a era da fervura global está começando”. A declaração se refere ao fato de que julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado na história. O petista registrou as temperaturas sem precedentes, em alguns casos superando 40º C, em países do Hemisfério Norte como Estados Unidos, China e Japão. 

Ele também citou os incêndios florestais na Grécia e no Canadá, e as ondas de calor no Sul da Europa, no Norte da África e na cordilheira dos Andes. “No Brasil, a confluência de aquecimento global e o fenômeno El Niño deverá causar secas no Nordeste, chuvas fortes no Sul e um aumento de temperatura sem precedentes”, alertou. Por fim, defendeu atitudes urgentes dos países signatários do Acordo de Paris, que se comprometeram a buscar limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. 

 

FONTE: BLOG DO ADRIANO ROBERTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

Mediotec está com inscrições abertas em cidades pernambucanas

     Os municipios que estão com as inscrições abertas são Recife, Paulista, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Cada unidade tem ofertas diferentes. O aluno interessado...

Trump decreta fechamento da fronteira com México para imigrantes ilegais

Donald Trump assinou uma ordem executiva que suspende a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA com o México. A medida instrui...

Funcultura terá maior orçamento da história

O Governo de Pernambuco anunciou os novos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que terá o maior orçamento de sua história:...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img