A paratleta de Petrolina, Fernanda Yara da Silva, brilhou no lugar mais alto do pódio nessa sexta-feira (14), no Mundial Paralímpico realizado em Paris (França). Disputando os 400 metros pela classe T47 (amputadas de braço), Fernanda foi a primeira colocada na prova ao cravar o tempo de 57s30. Este é o primeiro título mundial da paratleta, conquistado com seu melhor índice na temporada. Natural da pequena Curionópolis, no Pará, Fernanda reside no Bairro Terras do Sul, Zona Norte de Petrolina. Ela começou sua carreira na Associação Petrolinense de Atletismo (APA).
O prefeito Simão Durando manifestou sua alegria com a façanha de Fernanda. “É mais uma grande atleta que orgulha o povo de Petrolina. O atletismo em nossa cidade virou uma referência nacional e internacional. Muito além disso, a gente sabe que o esporte é instrumento transformador de vidas, por isso a gestão municipal não tem medido esforços para incentivar e apoiar as ações e prática na cidade”, frisou Simão.
Miguel Coelho, que governou a cidade por dois mandatos, iniciou esse trabalho de incentivo ao esporte, continuado pelo seu sucessor. Ele também enalteceu a conquista da paratleta. “Mais do que uma medalha de ouro conquistada, Fernanda Yara é um exemplo inspirador de superação e determinação. Sua vitória no Mundial de Atletismo Paralímpico enche de orgulho toda a cidade de Petrolina. Parabenizo esta grande atleta pelo seu desempenho excepcional e por elevar o nome de nossa cidade ao topo do pódio”, afirmou.