Uma articulação entre o Governo de Pernambuco, deputados e o Ministério de Portos e Aeroportos garantiu a implantação de uma nova rota aérea entre Recife e Petrolina. A partir de outubro, a Latam Airlines Brasil passará a operar o trecho com três voos semanais inéditos, reforçando a conectividade do Sertão pernambucano e gerando impactos positivos para o turismo, o comércio e o agronegócio — setores estratégicos para a economia local.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), após reunião em Brasília entre o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o CEO da Latam, Jerome Cadier. A governadora Raquel Lyra também participou das tratativas por telefone, durante a noite.
Para o deputado federal, Fernando Monteiro, um dos políticos articuladores dessa causa, essa conquista é de grande importância para a economia e o turismo da região. ” São muitas cidades produtoras da região que serão beneficiadas e com mais esse voo, a comunidade do Vale só tem a ganhar , assim como, expectativas positivas que facilitam ainda mais o turismo que está em um excelente momento, “reforça.
“Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é essencial para o progresso de qualquer região. Vamos promover mais acesso, oportunidades de negócios e impulsionar setores como o turismo e a agricultura, que são fortes naquela região”, destacou a governadora Raquel Lyra, agradecendo à Latam pela parceria.
Atualmente, a rota entre as duas cidades é operada exclusivamente pela Azul Linhas Aéreas, com voos diários. A decolagem de Recife ocorre às 13h20, com chegada em Petrolina às 14h50. O retorno acontece às 15h20, com pouso no Aeroporto Internacional dos Guararapes às 16h50.
Com a entrada da Latam, a expectativa é de ampliação da malha aérea regional e fortalecimento da economia local.