InícioNotíciasPolicialPF e CGU deflagram nova fase da Overclean, que mira esquema bilionário...

PF e CGU deflagram nova fase da Overclean, que mira esquema bilionário de corrupção com contratos públicos

 A terceira fase da Operação Overclean foi deflagrada nesta quinta-feira (3) pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de desmontar uma organização criminosa acusada de fraudar licitações, desviar recursos públicos e lavar dinheiro em larga escala, informa Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e determinada a suspensão cautelar de um servidor público de suas funções. As ordens, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram executadas em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE) e São Paulo (SP), cidades nas quais há indícios da atuação da quadrilha.

squema de R$ 1,4 bilhão – De acordo com as investigações, o grupo criminoso teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão por meio de contratos públicos fraudulentos e obras com fortes sinais de superfaturamento. A engrenagem do esquema envolvia empresas de fachada e contratos simulados, utilizados como fachada para o desvio de verbas públicas em diferentes estados do país.

A apuração aponta que o grupo operava mediante a manipulação de processos licitatórios, direcionando contratos a empresas previamente escolhidas em troca de pagamento de propina a servidores públicos. Esses valores, segundo a PF, eram posteriormente lavados por meio de transações financeiras sofisticadas, além de investimentos em imóveis e empresas reais.

Ações integradas contra corrupção sistêmica – A nova etapa da Overclean integra os esforços coordenados da Polícia Federal e da CGU no enfrentamento à corrupção sistêmica e ao mau uso dos recursos públicos. Segundo os investigadores, a operação teve origem no cruzamento de dados de contratos suspeitos com movimentações financeiras incompatíveis, identificadas por órgãos de controle.

A investigação corre sob sigilo judicial, mas os investigadores admitem que novas fases poderão ser deflagradas, uma vez que foram detectadas ramificações da organização criminosa em diversos estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img