InícioNotíciasFiepe assume protagonismo na agenda por obras de infraestrutura

Fiepe assume protagonismo na agenda por obras de infraestrutura

A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) protagonizou nesta segunda-feira um evento que reuniu lideranças não só do setor industrial, mas o crème de la crème de diversos agrupamentos empresariais, políticos e estatais, para o lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura do Estado. Trata-se de uma iniciativa para tentar entender – e acompanhar – por que as obras não avançam em terras pernambucanas.

É evidente que a situação não é exclusiva de Pernambuco. Há obras paradas ou atrasadas em todo o Brasil. Mas, por aqui, o empresariado está particularmente inquieto. Com o fim dos incentivos fiscais no horizonte – elemento-chave para atração de investimentos no Nordeste –, a região pode perder ainda mais competitividade frente ao Sul e Sudeste quando esse tema estiver na mesa dos investidores.

Sem infraestrutura adequada, perde-se competitividade e oportunidades de geração de empregos. A circulação de renda estagna. Sem crescimento, não se forma um mercado consumidor robusto capaz de sustentar novos negócios.

Embora a Fiepe tenha elencado 20 obras para dar a partida nas discussões do fórum, elas somam, de fato, mais de 80. A ferrovia Transnordestina – que foi tema do primeiro debate –, o Arco Metropolitano, a duplicação da BR-232 em sua totalidade, as estradas vicinais que conectam rodovias estratégicas, a infraestrutura digital e a oferta de água e energia são exemplos de obras que precisam acelerar no estado.

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, descreve o fórum como uma jornada estratégica para obras estruturadoras. “Precisamos de um local para que esse tema seja debatido com serenidade, sem a questão política envolvida no processo. Pernambuco precisa de um ambiente de negócios que seja favorável aos investimentos. Temos que ter em mente que, se não tivermos infraestrutura competitiva, as empresas simplesmente não virão”, disse ao Movimento Econômico.

Com a exposição do andamento das obras, a Fiepe espera que deputados estaduais e federais, senadores e gestores acompanhem a situação de perto e atuem em favor do seu progresso.
Para apoiar essa missão, a consultoria Deloitte está sendo contratada. Atuará com o Observatório da Indústria no levantamento de dados e na definição dos processos de monitoramento e avaliação das obras, com o objetivo de garantir mais transparência e eficácia ao Fórum.

Demonstração de força
A presença maciça dos principais empresários foi uma demonstração de força da Fiepe e de que o tema infraestrutura é prioridade por aqui. Representantes do Atitude Pernambuco, Amcham, LIDE-PE, Nordeste Forte, SESC-SENAT, CREA-PE, Sudene, além de senadores, governadores e deputados lotou a Casa da Indústria.

Fonte Folha de Pernambuco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img