Uma comitiva do Governo de Pernambuco participa do dia 28 a 31 de março, de uma missão internacional à província de Mendoza, na Argentina, com o objetivo de fortalecer parcerias e explorar as ricas oportunidades do enoturismo e da produção vitivinícola.Estão sendo realizados no evento, uma série de encontros estratégicos que prometem abrir novas portas para o desenvolvimento do setor.
As atividades começaram Templo do Vinho, localizado no município de San Martín. Representantes das prefeituras de San Martín e Rivadavia, junto a órgãos nacionais e empresários da área, compartilharam políticas públicas e experiências locais que têm transformado a região. Um dos grandes destaques foi o Plano Bonarda, que visa valorizar a uva Bonarda — uma variedade emblemática e amplamente cultivada na Argentina.
Com um olhar voltado para o futuro, as prefeituras apresentaram estratégias inovadoras para fomentar o enoturismo, ressaltando a importância do setor privado na consolidação do turismo do vinho. Participantes do INTA — equivalente à nossa Embrapa — também marcaram presença, trazendo à tona ações de pesquisa em sistemas agroflorestais e conservação de espécies nativas. Além disso, um órgão similar ao Inmetro argentino trouxe insights valiosos sobre inovação e apoio tecnológico à cadeia produtiva local.
A prefeita de Lagoa Grande , Catarina Garziera ressaltou ainda o grande potencial de Lagoa Grande no enoturismo e no comércio bilateral, nesse evento da Cooperação Pernambuco-Mendoza, uma iniciativa promovida pelo governo do estado para fortalecer as relações entre Pernambuco e Mendoza.
A cooperação tem como objetivo fomentar intercâmbios comerciais, culturais e turísticos, impulsionando o desenvolvimento econômico e destacando nossas tradições, especialmente a produção de uva e vinhoEsse projeto é essencial para posicionar Lagoa Grande como referência no setor, além de demonstrar o comprometimento do governo estadual em estabelecer parcerias que tragam novas oportunidades para nossa região.
“Estou entusiasmada com todas as oportunidade e troca de experiências que essa iniciativa está proporcionando e confiante que a Missão Mendoza, representa um novo capítulo para o crescimento e fortalecimento de nossa cidade, ampliando nossos horizontes no cenário internacional,” completou a prefeita.
A experiência da comitiva pernambucana foi ainda mais enriquecida com uma visita à renomada Vinícola Família Falasco, que impressiona com sua capacidade de produção de cerca de 750 milhões de litros por ano. Os participantes tiveram a oportunidade de degustar vinhos e espumantes regionais, mergulhando na rica cultura vitivinícola da Argentina.
Mas as surpresas não pararam por aí! A missão incluiu uma visita à inovadora estação de reciclagem de Rivadavia, onde resíduos plásticos são transformados em produtos como tijolos para habitações sociais. Além disso, conheceram o senhor Francisco, um dedicado produtor de vinho 100% orgânico que generosamente compartilha sua estrutura com cooperativas e associações locais.
A missão segue ainda com a visitação a olivais e unidades de produção de azeite, ampliando ainda mais as trocas de experiências entre Pernambuco e a principal região vitivinícola da Argentina.