O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), autor do projeto de lei que busca tornar Lagoa Grande a Capital Nordestina da Uva e do Vinho, está participando também da Missão Mendoza, na Argentina , programada para acontecer a partir da sexta-feira (28) até o dia 01. A iniciativa, articulada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Província de Mendoza, tem o objetivo de estreitar laços entre os dois países para promover o intercâmbio na produção de vinhos e no turismo enológico.
Mendoza é mundialmente conhecida como a Capital do Malbec e concentra 70% da produção de vinhos da Argentina, com cerca de 1.200 vinícolas espalhadas pela região. “Mendoza funciona como um grande centro logístico que abastece toda a Argentina e áreas vizinhas. Fortalecer relações comerciais com essa província pode abrir portas para os produtos pernambucanos em novos mercados”, destaca Fernando Monteiro, que vem atuando junto ao governo brasileiro para dar mais visibilidade e reconhecimento a Lagoa Grande, no Vale do São Francisco.
Lagoa Grande e sua produção
A cidade de Lagoa Grande se destaca na produção de vinhos, sucos e espumantes, com uma média anual superior a 20 milhões de litros. Das oito vinícolas do Vale do São Francisco, cinco estão no município. Além disso, a produtividade da região impressiona: são 47 toneladas de uvas por hectare, bem acima da média nacional de 19,4 toneladas por hectare.