A Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), apresentou, na última quarta-feira (26), o novo ciclo do projeto Agentes Digitais. A iniciativa, promovida em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), capacita servidores para liderarem a modernização e digitalização de serviços públicos em seus órgãos. Realizada na Egape, o evento teve a presença de representantes do Poder Executivo Estadual.
Após o ciclo piloto, finalizado em dezembro de 2024, a nova fase do projeto será ampliada, formando equipes que vão criar novas soluções. Na nova turma, os participantes terão acesso à capacitação que une teoria e prática para resolver desafios reais dos órgãos estaduais.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou as melhorias trazidas pelo projeto Agentes Digitais. “A experiência do ciclo piloto nos mostrou o enorme potencial que servidoras e servidores têm para inovar com as ferramentas mais adequadas. Agora, nessa nova turma, queremos ampliar a transformação digital do nosso Estado, promovendo mudanças que vão reforçar as ações realizadas para a população”, destacou a titular da pasta.
O programa segue uma abordagem prática e imersiva, que combina sensibilização, capacitação e desenvolvimento de protótipos para otimizar processos internos e melhorar a prestação de serviços públicos. As turmas também contarão com mentorias especializadas e o apoio da LIGA Digital, aceleradora de governo digital de Pernambuco. Além disso, cada participante das equipes receberá uma Bolsa de Fomento à Inovação (BFI).
O secretário executivo de Transformação Digital, Miguel Gaia, ressaltou a relevância de modernizar e digitalizar os serviços públicos. “A inovação faz parte de cada repartição pública, devemos difundir a cultura de como fazer entregas ainda mais rápidas para a população”, destacou.
Também estavam presentes no evento o diretor da Egape, Henrique Oliveira; o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; o superintendente de Governo Digital, Alexandre Monteiro; e, representando a UPE, participaram a professora Márcia Macedo e o professor Eduardo Gonçalves.
Adesão – O novo ciclo do projeto Agentes Digitais é exclusivo para servidores. Os órgãos estaduais participam mediante a submissão, até o dia 31 de março, de um desafio interno. Em seguida, será realizado um processo seletivo e os 16 desafios selecionados para o novo ciclo serão anunciados no dia 03 de abril.
Interessados em participar do novo ciclo Agentes Digitais devem entrar em contato com o número (81) 99801-1878, solicitando o formulário de submissão de desafios. O início do segundo ciclo está previsto para o dia 07 de abril.