InícioNotíciasInternacionalPresidente do Peru convoca eleições gerais para abril de 2026

Presidente do Peru convoca eleições gerais para abril de 2026

A presidente do Peru, Dina Boluarte, convocou nesta terça-feira (25) eleições gerais para 12 de abril de 2026, esperando que a votação dê “um fim a um período de instabilidade”, informa o Sputnik.

Boluarte assumiu o cargo em 2022, depois que seu antecessor, o ex-presidente Pedro Castillo, de quem era vice, foi destituído do cargo. Seu mandato termina em 2026.

“Hoje, cumprindo o mandato constitucional e legal, demonstrando nosso firme compromisso com a democracia e com a presença das autoridades que compõem o sistema eleitoral, convoco eleições gerais para 12 de abril de 2026”, declarou a presidente peruana em nota à nação.

Desde sua posse, o país tem enfrentado desafios políticos, incluindo protestos e divisões, em meio a questionamentos sobre a legitimidade de sua ascensão ao cargo.

A convocação das eleições em 2026 visa responder a demandas por mudanças no cenário político do Peru, que tem sido marcado por instabilidade desde a destituição de Castillo.

A presidente buscará, ao longo desse período, segundo analistas, manter a governabilidade e enfrentar as dificuldades para garantir um ambiente político mais estável até a realização da votação.

Em novembro de 2024, a própria presidente viu sua taxa de desaprovação subir para 92% nos últimos meses. A líder peruana vem enfrentando protestos populares relacionados a escândalos de corrupção, crime organizado e violência policial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img