Tudo pronto para uma das maiores feiras internacionais de frutas e hortaliças: a Fruit Attraction 2025, que acontece hoje, 25 até o dia 27 de março em São Paulo.
A Fruit Attraction começou na Espanha e foi realizada pela vez no Brasil no ano passado, reunindo oito estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, sede do evento.
No eixo Petrolina (PE) – Juazeiro (BA), o Vale do São Francisco é o maior polo de fruticultura do país, gerando cerca de 240 mil empregos diretos no campo. Foi a irrigação que viabilizou o cultivo local, responsável por boa parte da produção nacional de manga.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, o faturamento anual do setor na região é de cerca de R$ 2 bilhões, sendo R$ 800 milhões em exportação de mangas e uvas de mesa.
O Vale também é uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinho fino. Esta produção, em particular, está concentrada nos municípios de Casa Nova, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no chamado submédio São Francisco. Recentemente, a localidade tornou-se o segundo polo vitivinicultor brasileiro, com produção anual de 7 milhões de litros de vinho, que representam 15% da produção nacional.
Participarão da feira 400 empresas de fruticultura de 18 países, incluindo o Brasil, que contará com representantes de vários estados e do DF. São esperados 20 mil visitantes e pelo menos 50 compradores, a maioria da Europa.