InícioNotíciasInternacionalTrump diz que ucranianos "podem esquecer" adesão à OTAN

Trump diz que ucranianos “podem esquecer” adesão à OTAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evitou especificar, nesta quarta-feira (26), quais concessões exigirá da Ucrânia e da Rússia para um possível acordo de paz. No entanto, reforçou que a adesão ucraniana à OTAN não seria viável.

“Podem esquecer a OTAN. Acho que essa é provavelmente a razão pela qual tudo isso começou”, declarou Trump, sugerindo que o desejo de Kiev de integrar a aliança foi um fator para o início da guerra em fevereiro de 2022, com a invasão russa.

O republicano também afirmou que espera se reunir em breve com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objetivo de buscar uma solução para o conflito.

Na mesma ocasião, Trump confirmou a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aos Estados Unidos na sexta-feira (28). Os dois líderes devem assinar um acordo “muito importante”, segundo o norte-americano.

Kiev também anunciou o encontro, destacando que o principal objetivo será a formalização de um acordo para a exploração de minerais estratégicos da Ucrânia. A expectativa do governo ucraniano é de que o pacto contribua para melhorar as relações bilaterais, que se desgastaram após recentes declarações duras de Trump contra Zelensky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img