O Google sempre foi a porta de entrada na internet e, na maioria dos casos, o melhor amigo dos sites, blogs e portais — afinal é por ele que chegam os usuários e novos clientes.
Acontece que, com os novos AI Overviews essa relação parece estar mudando, principalmente para empresas que usam blogs de dúvidas comuns do seu nicho como forma de gerar leads e adquirir clientes.
Exemplo prático: O Hubspot, plataforma de ferramentas digitais, tem uma página respondendo “Como construir um funil de vendas e otimizar seu processo?”
Agora, o buscador mais usado do mundo inseriu uma resposta automática gerada por inteligência artificial. Na prática, você deixa de precisar acessar um site para ter a resposta que quer.
O grande ponto é que, por muito tempo, empresas que têm construído suas estratégias de marketing com base nisso estão começando a sentir a diferença.
É o caso do próprio HubSpot, que viu seu tráfego orgânico despencar de 13,5 milhões de visitas em novembro para 8,6 milhões em dezembro (-36%). O mesmo fenômeno aconteceu com outros players, como Figma e Canva.
Takeaway: Se, antes, o desafio era ficar acima dos concorrentes nos resultados de uma pesquisa, agora, a tendência é que as empresas precisem cada vez mais pensar em conteúdos que vão além do que a AI consegue responder
Fonte: The News