O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que uma inflação entre 4% e 5% está dentro da normalidade do Plano Real, que estabilizou a economia brasileira há 26 anos. Durante um evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Arábia Saudita, ele destacou que o país superou a fase de inflação de dois dígitos e mantém índices controlados.
Segundo Haddad, a alta do dólar no fim de 2024 impulsionou a inflação, levando o Banco Central a elevar a taxa de juros para 13,25%. No entanto, ele ressaltou que a recente valorização do real – com queda de 10% no dólar nos últimos 60 dias – pode ajudar a conter os preços.
Em janeiro de 2025, a inflação anual foi de 4,56%, acima da meta do Banco Central de 3% ± 1,5 ponto percentual. Apesar disso, Haddad acredita que a tendência é positiva, com expectativa de uma safra agrícola forte e uma redução na pressão inflacionária. O ministro reforçou que políticas econômicas bem ajustadas podem garantir um cenário mais favorável para o Brasil nos próximos meses.