O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada (PE), embarca para a Itália para uma série de apresentações no tradicional Carnaval de Castrovillari, na região da Calábria. A participação faz parte do projeto “Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado no Velho Mundo” , que celebra a trajetória do grupo na difusão da cultura do cangaço.
O evento, que ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, reunirá atrações de diversos países, incluindo grupos da Bulgária, Grécia e Sérvia. Para Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião, a turnê representa a valorização da cultura nordestina em nível global. “Manifestações culturais com raízes históricas e bem elaboradas artisticamente resistem e conquistam espaço nos maiores eventos”, afirmou.
Essa será a segunda passagem do grupo pela Itália. Em 2018, os Cabras de Lampião se apresentaram no Vaticano, participando do Seminário Pontos de Encontro e do 4º Congresso Internacional de Cátedras Scholas. Em 2019, levaram o xaxado ao México, representando o Brasil no Festival Internacional de Folclore Latino-Americano .
O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e foi contemplado pelo Programa de Intercâmbio Cultural – Edital de Mobilidade Cultural nº 01/2024 .