O Governo Federal assinou, nesta terça-feira (5), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para aprimorar a infraestrutura energética voltada para a agricultura irrigada no Brasil. A iniciativa, proposta Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Pólos e Projetos de Irrigação , envolve os Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Minas e Energia (MME) e Agricultura e Pecuária (MAPA).
Com 8,5 milhões de hectares irrigados e potencial de expansão para 55 milhões, o país enfrenta desafios na oferta de energia confiável e acessível ao setor. A ACT busca integrar esforços institucionais e garantir soluções inovadoras dentro da Política Nacional de Irrigação, promovendo a eficiência produtiva, hídrica e ambiental.
O ministro Waldez Goes destacou que a medida atende a uma demanda do presidente Lula, associada ao combate à fome e ao desenvolvimento regional. Já representantes do setor agropecuário reforçam a importância da supervisão para aumentar a produtividade sem expandir áreas agrícolas.
A assinatura do acordo reforça o compromisso do governo com a segurança alimentar e o crescimento sustentável, consolidando o Brasil como referência global na produção agrícola eficiente e ambientalmente responsável. O evento contou com a presença de ministros, governadores e líderes do agronegócio.