Trump confirmou que as tarifas serão implementadas amanhã, dia 01, em retaliação ao que Washington considera ser a permissividade desses países em permitir a entrada de fentanil nos EUA.
“As tarifas entrarão em vigor amanhã no Canadá, e a razão para isso é que tanto o Canadá quanto o México permitiram uma invasão sem precedentes de fentanil ilegal, que está matando cidadãos americanos, assim como imigrantes ilegais que entram em nosso país”.
Nesta quinta-feira (30), Trump declarou a jornalistas que mantinha os planos de impor tarifas de 25% sobre Canadá e México a partir de sábado, embora ainda estivesse considerando a possibilidade de impor ou não sobretaxas ao petróleo que esses dois países exportam para os Estados Unidos.
Sobre o petróleo, diant4e dos últimos dados disponíveis da Administração de Informações sobre Energia (EIA), os EUA importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo por dia do Canadá e 563.000 barris do México em outubro de 2024. Durante aquele mês, a produção diária de petróleo nos EUA foi de cerca de 13,5 milhões de barris.
A iminente imposição de tarifas por Washington gerou incertezas tanto no México quanto no Canadá.
Pela manhã, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que está deixando o cargo, advertiu que o Canadá responderá “com força” imediatamente se os EUA começarem a cobrar tarifas sobre as exportações canadenses, o que gerou uma declaração da porta-voz da Casa Branca.