Em uma iniciativa histórica, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras lançaram, no ultimo dia 12, o edital “Sertão + Produtivo”, destinado a fortalecer a agricultura familiar no semiárido brasileiro. O anúncio foi feito em Natal, no Rio Grande do Norte, e prevê o investimento de R$ 100 milhões, divididos igualmente entre as duas instituições. O objetivo é selecionar e apoiar 10 projetos de empreendimentos coletivos, cada um com até R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis.
Serão 1.477 municípios de 11 estados, incluindo Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, trata-se da maior ação já realizada pelo banco voltada à inclusão produtiva de empreendimentos coletivos. “Com esta iniciativa estruturante, o BNDES reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais, uma das prioridades do governo do presidente Lula, e fortalece os empreendimentos coletivos”, destacou.
O edital busca impulsionar a capacidade produtiva e comercial das cooperativas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e combatendo a insegurança alimentar. “Historicamente, as cooperativas da agricultura familiar do semiárido têm dificuldade de acesso ao crédito e à aquisição de máquinas e equipamentos”, reforçou Mercadante.
Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES, ressaltou que o edital é uma oportunidade única para a transformação das cooperativas. “Com isso conseguiremos a um só tempo fortalecer cooperativas, aumentar a produtividade e a produção de alimentos saudáveis e gerar emprego e renda”, explicou.
Fonte: Rede Você
Imagem: Reprodução da Internet