Os paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) – Samira Brito, Sivaldo Santos e Sandro Varelo – foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados de 17 a 26 de outubro em Santiago, no Chile. O anúncio da convocação foi feito ontem (3) pelo Comitê Brasileiro Paralímpico (CPB).
Sivaldo, o único entre os três atletas que ainda não tinha uma convocação para a seleção brasileira no currículo, compete na prova dos 1.500 metros na categoria T12 (pessoas com deficiência visual).
Quanto a Samira Brito, que já tem uma história consistente de convocações, representando o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio (2020) e no Mundial de Paris (2023), está estreando nos Jogos Parapan-Americanos. A atleta compete nas provas de 100 e 200 metros, na categoria T36 (pessoas com paralisia cerebral).
Já Sandro Varelo, aos 41 anos, por outro lado, participará dos Jogos Parapan-Americanos pela segunda vez. Ele compete nas provas de lançamento de dardo, arremesso de peso e disco na categoria F55 (pessoas com deficiência nos membros inferiores).
O atletismo foi a modalidade com maior número de atletas convocados pelo CPB, com um total de 60, sendo 35 homens e 25 mulheres – além de nove atletas-guias. De acordo com o comitê, apenas as três primeiras colocadas do ranking das Américas no feminino e os dois primeiros no masculino foram selecionados.