O Transforma Petrolina, em parceria com o projeto Carência Menstrual, iniciou na terça-feira (08) uma série de ações sobre a saúde da mulher.
A atividade tem como objetivo melhorar o acesso à informações menstruais e distribuir produtos de higiene íntima para as meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social da zona rural e área urbana do município.
A primeira ação foi realizada no distrito de Nova Descoberta, cerca de 39 km de distância da sede, e atendeu 91 mulheres com uma palestra ministrada pela médica voluntária Mariana Afra Carvalho. As participantes também receberam um voucher para a retirada dos absorventes a partir das 8h, desse sábado (12), no estande do projeto durante mais uma edição do programa Bora Petrolina, que acontecerá na Escola Municipal José Ribeiro.
O projeto Carência Menstrual é uma iniciativa social de Goiânia que realiza a distribuição de absorventes e itens de higiene menstrual para meninas e mulheres durante o Rally dos Sertões. De acordo com a organização do projeto, a novidade na expedição 2023 será o “cartão Carência Menstrual”, que dará o direito a dois pacotes de absorventes por mês para as mulheres cadastradas.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, as parcerias para essas ações são muito importantes para garantir o fortalecimento dos direitos das mulheres e meninas, fornecendo os materiais e a educação de que precisam para lidar com a menstruação.
“O Projeto Carência Menstrual chega para somar. Somos motivados pela crença de que cada um pode fazer sua parte para promover informação, patrocinar produtos de higiene e nos ajudar com ações para atender mulheres nos quatro cantos da cidade”, destaca.
FONTE: Rede GN, Nayra Lima/Ascom | Foto: Deivid Menezes