InícioUncategorizedMédicos dos EUA fazem o 1º transplante de bexiga humana com sucesso

Médicos dos EUA fazem o 1º transplante de bexiga humana com sucesso

Cirurgiões dos Estados Unidos realizaram com sucesso o primeiro transplante de bexiga humana do mundo, em uma operação considerada um marco histórico na medicina. A cirurgia foi realizada no início de maio no hospital Ronald Reagan UCLA Medical Center, em Los Angeles, na Califórnia, e envolveu uma equipe da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

O paciente beneficiado foi Oscar Larrainzar, de 41 anos, que há sete anos vive em diálise. Ele teve a maior parte da bexiga removida anos atrás por conta de um câncer e, posteriormente, precisou retirar os dois rins. Na cirurgia, ele recebeu uma nova bexiga e também um rim — ambos de um mesmo doador.

Segundo comunicado da universidade, a operação durou cerca de oito horas. Primeiro, os médicos transplantaram o rim e, em seguida, a bexiga. A conexão entre os órgãos foi feita utilizando uma técnica desenvolvida ao longo de anos pelos cirurgiões Nima Nassiri e Inderbir Gill, que lideraram o procedimento.

“O rim começou a produzir urina imediatamente, e a função renal do paciente melhorou de forma instantânea”, afirmou Nassiri. “Não foi necessária diálise após a operação, e a urina fluiu corretamente para a nova bexiga.”

De acordo com os especialistas, o transplante representa uma esperança para pacientes com bexigas disfuncionais, que até então tinham como únicas opções a reconstrução do órgão com partes do intestino ou a utilização de bolsas externas (ostomias) para coletar a urina. Esses métodos, embora eficazes, apresentam riscos consideráveis a curto e longo prazo.

“O sucesso desse transplante pode mudar radicalmente o tratamento para milhares de pacientes que sofrem com falência da bexiga”, declarou Inderbir Gill, que também dirige o Instituto de Urologia da UCLA.

A cirurgia marca o início de um ensaio clínico que pretende avaliar a viabilidade, os benefícios e os riscos da técnica. A expectativa é que mais pacientes possam ser submetidos ao procedimento nos próximos meses.

O transplante de bexiga é um dos mais complexos da medicina devido à dificuldade de acesso cirúrgico à região e à grande quantidade de vasos sanguíneos envolvidos. A realização bem-sucedida deste primeiro caso abre caminho para novos avanços na medicina regenerativa e transplantes de órgãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Pernambuco vai reformar 10 mil casas com subsídio de até R$ 18 mil

O Governo de Pernambuco anunciou a abertura de licitação para a contratação de empresas responsáveis por reformar 10 mil moradias em situação precária, como...

Na semana dos prefeitos(as) Raquel Lyra e João Campos se mudam para Brasília

Brasília vira uma festa em todo encontro de prefeitos. Falta vaga em hotéis, lugares em aviões e espaço na agenda de ministros, senadores e...

Governadora Raquel Lyra reforça diálogo com prefeitos durante agenda em Brasília

Durante agenda oficial em Brasília nesta segunda-feira (19), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu prefeitos de todas as regiões do estado no escritório...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img