InícioNotíciasPolíticaCentrão vê anistia sem apoio suficiente para avançar no Congresso

Centrão vê anistia sem apoio suficiente para avançar no Congresso

Após duas manifestações a favor do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, dirigentes do bloco do Centrão avaliam que não há ainda apoio popular suficiente para a aprovação da proposta no Congresso Nacional.

Tanto é que o público tanto de Copacabana, no Rio de Janeiro, como da Avenida Paulista, em São Paulo, nas duas manifestações promovidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram abaixo do esperado pela própria direita.

Os líderes de centro, incluindo os de centro-direita, ainda citam pesquisas de opinião que apontam que a maioria da população é contrária à anistia. Por isso, concordam que o caminho natural da proposta é ser remetida a uma comissão especial, para ser discutida por meses, antes de ser pautada em plenário.

A avaliação é relevante porque o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já salientou que não cederá a pressões e que tomará a decisão em conjunto com os líderes partidários.

Nos bastidores, o argumento é de que a pauta econômica é hoje prioritária, ainda mais diante da alta da inflação e da perspectiva de recessão global com as medidas do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos.

Além disso, dirigentes do centro também dizem que o projeto da anistia tem potencial de atrapalhar a tramitação de iniciativas de maior impacto sobre o eleitorado em geral.

CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img