InícioNotíciasPolicialPF e CGU deflagram nova fase da Overclean, que mira esquema bilionário...

PF e CGU deflagram nova fase da Overclean, que mira esquema bilionário de corrupção com contratos públicos

 A terceira fase da Operação Overclean foi deflagrada nesta quinta-feira (3) pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de desmontar uma organização criminosa acusada de fraudar licitações, desviar recursos públicos e lavar dinheiro em larga escala, informa Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e determinada a suspensão cautelar de um servidor público de suas funções. As ordens, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram executadas em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE) e São Paulo (SP), cidades nas quais há indícios da atuação da quadrilha.

squema de R$ 1,4 bilhão – De acordo com as investigações, o grupo criminoso teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão por meio de contratos públicos fraudulentos e obras com fortes sinais de superfaturamento. A engrenagem do esquema envolvia empresas de fachada e contratos simulados, utilizados como fachada para o desvio de verbas públicas em diferentes estados do país.

A apuração aponta que o grupo operava mediante a manipulação de processos licitatórios, direcionando contratos a empresas previamente escolhidas em troca de pagamento de propina a servidores públicos. Esses valores, segundo a PF, eram posteriormente lavados por meio de transações financeiras sofisticadas, além de investimentos em imóveis e empresas reais.

Ações integradas contra corrupção sistêmica – A nova etapa da Overclean integra os esforços coordenados da Polícia Federal e da CGU no enfrentamento à corrupção sistêmica e ao mau uso dos recursos públicos. Segundo os investigadores, a operação teve origem no cruzamento de dados de contratos suspeitos com movimentações financeiras incompatíveis, identificadas por órgãos de controle.

A investigação corre sob sigilo judicial, mas os investigadores admitem que novas fases poderão ser deflagradas, uma vez que foram detectadas ramificações da organização criminosa em diversos estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

Univasf se destaca com desempenho de excelência no Enade e IGC 2023

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2023, resultado que reafirma a qualidade...

Serra Talhada: Paixão de Cristo terá tempero sertanejo

Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, será palco nesta quinta (17) e sexta-feira (18), às 20h, de uma das histórias mais emocionantes da...

Governo Trump ameaça proibir Universidade Harvard de aceitar estudantes estrangeiros

A administração do presidente Donald Trump disse, nessa quarta-feira, que impediria a matrícula de estudantes estrangeiros na Universidade Harvard, caso a instituição não atendesse...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img