InícioNotíciasAgriculturaFRUTFORUM 2025: Tendências Globais e o Papel Estratégico do Brasil na Fruticultura

FRUTFORUM 2025: Tendências Globais e o Papel Estratégico do Brasil na Fruticultura

Durante a segunda edição da Fruit Attraction São Paulo, um dos principais eventos internacionais do setor, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença com participação em fóruns, rodadas de negócios e discussões estratégicas. O estande brasileiro foi um dos grandes destaques da feira, no qual movimentou encontros entre produtores, compradores e especialistas.

Entre as iniciativas de grande relevância, a participação da Abrafrutas no FRUTFORUM trouxe reflexões sobre as tendências globais do mercado de frutas. O debate contou com a presença de Jorge Souza, gerente técnico da Abrafrutas, Letícia Fonseca, assessora técnica da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), e do analista de agronegócios do Sebrae, Vitor Rodrigues Ferreira, que compartilharam insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do setor.

Para Letícia Fonseca, a diversidade da fruticultura brasileira é um dos seus maiores diferenciais. “Nossa fruticultura é muito diversa, com diversos polos de produção. Essa é uma fortaleza do Brasil. Além disso, as frutas brasileiras são atraentes e levam, além de qualidade, sabor.” No entanto, ela alertou para a necessidade de ampliar os mercados. “A falta de diversidade de mercado é um ponto de atenção”.

Vitor Ferreira destacou a importância da capacitação e comunicação para fortalecer o setor. “Ainda há muita carência em serviços de orientação para que os produtores sigam os melhores caminhos. Além disso, muitos não sabem divulgar o que fazem de bom. A tendência do futuro é o agro saber se comunicar dentro das plataformas globais”.

Já Jorge de Souza ressaltou o posicionamento estratégico do Brasil na produção de frutas. “Não somos o único país que pode produzir o ano inteiro, mas somos o único que, de fato, produz o ano inteiro. Tanto compradores nacionais quanto internacionais querem encontrar seus produtos preferidos independente da temporada – e o Brasil tem essa capacidade.” Ele também apontou a necessidade de fortalecer o empreendedorismo no setor. “Se temos um ambiente de negócios positivo, por que a fruticultura não cresce em um ritmo maior? Precisamos trabalhar o perfil do produtor, investir em capacitação e maximizar o que é oferecido pelas entidades parceiras do agro”.

Durante a Fruit Attraction, as rodadas de negócios e os fóruns demonstraram que o mundo reconhece a força do Brasil nesse setor, e cabe ao país aproveitar esse cenário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

Governo oferece desconto de até 50% para MEIs quitarem dívidas com a União

 Microempreendedores individuais (MEIs) com dívidas inscritas na Dívida Ativa da União têm agora uma oportunidade especial para regularizar sua situação fiscal com o governo....

PF investiga desvio de R$ 880 milhões em contratos com empresas terceirizadas em Pernambuco

 A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a Operação Firenze para apurar graves...

Herpetofauna em pauta: inscrições seguem abertas para a 2ª edição do First Friday 2025 do Cemafauna

A biodiversidade da Caatinga volta a ocupar o centro das atenções nesta semana. Nesta sexta-feira (6), o Museu de Fauna da Caatinga, vinculado ao...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img