O evento avança para se consolidar como principal evento do segmento de frutas e hortaliças do hemisfério sul e movimenta todo o setor do agronegócio no Brasil e outros países, no São Paulo Expo.
Segundo Maurício Durval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, uma das co-realizadoras do evento ao lado da Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), adiantou números que já indicam que a edição 2025 da Fruit Attraction São Paulo vai superar os resultados do ano passado.
“Teremos a participação de 400 marcas expositoras, nacionais e internacionais de mais de 18 países; público visitante aguardado entre 15 a 20 mil pessoas; rodadas de negócios, promovida pela Apex, com mais de 50 compradores; a ampliação do congresso de conteúdo, que contará com a participação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank; com a área total de exposição saltando de um para dois pavilhões. Já estamos com cerca de 80% dos estandes comercializados”, ressaltou o executivo.
Macedo acentuou, ainda, que por meio da presença dos principais estados produtores de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction São Paulo será grande oportunidade para o produtor de pequeno porte, da agricultura familiar estar próximo a compradores – inclusive internacionais – e assim apresentar sua produção a potenciais clientes em contato direto. “Queremos dar visibilidade à diversidade, qualidade e sustentabilidade da fruticultura brasileira para o mundo”, enfatizou Daniel Antuña, da Ifema Madrid.
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Waldyr Promicia, lembrou recentes indicadores positivos do segmento. Em 2024, as exportações de frutas ultrapassaram um milhão de toneladas, com faturamento de U$S 1,38 bilhão, incremento de 2,04% ante o ano anterior, aponta acompanhamento da entidade com base em dados compilados do MDIC e Conab. Destaque para os embarques de mangas, melões, limas, limões, uva, mamão e melancia.
“Poderíamos exportar muito mais, já que temos potencial para dobrar, triplicar, quadruplicar nossa produção, mas o desafio consiste na abertura de novos mercados”, assinalou o dirigente. “Hoje, a fruticultura brasileira tem somente 4% de participação nas vendas globais. Somos apenas o 23º. exportador mundial do segmento.” Segundo Promicia, a Fruit Attraction São Paulo tem o relevante papel de viabilizar que o cliente internacional venha conhecer de perto todos os atributos da fruticultura brasileira.