Em Sento Sé, Norte da Bahia, uma parceria entre prefeitura e forças de segurança pretende mudar o atual cenário referente aos animais de grande porte soltos nas ruas da cidade e na BA-210. Uma reunião com esse intuito foi realizada ontem (14) com todos os envolvidos na tarefa. O encontro teve como objetivo traçar estratégias e soluções para lidar com a situação, seja por meio da conscientização e diálogo com os responsáveis, seja pela ação policial nos casos legalmente permitidos.
Durante a reunião, foi definido que será celebrado um convênio entre a Polícia Rodoviária Estadual e o Município, visando à implementação de ações de conscientização e apreensão de animais soltos, de acordo com as normas legais. O procurador geral do Município, Ruam Quirino, destacou a importância dessa iniciativa para garantir a segurança da população.
“Foram traçadas estratégias para conter essa situação, buscando conscientizar os responsáveis e, quando necessário, adotar medidas legais para apreensão dos animais. É fundamental que os criadores entendam que manter animais soltos em vias públicas é crime e pode trazer consequências graves. Nosso compromisso é garantir a segurança da população e evitar acidentes“, ressaltou. As autoridades presentes reforçaram que a criação de animais soltos fere o Código Penal e a Legislação Municipal, e que essa prática tem causado diversos acidentes, resultando em prejuízos materiais e até mesmo óbitos.
Pela prefeitura, participaram da reunião os secretários Samuel Antunes (Obras), Adriano Almeida (Administração), Wisnik Benício (Comunicação) e Cleriston Ferreira (Meio Ambiente e Turismo), entre outros. Representando as forças de segurança compareceram a Inspetora Chefe da Guarda Civil Municipal (GCM), Josilene Lins; Capitão Willer da 96ª CIPM; Pablo Bogosiam, delegado da Polícia Civil (PCBA); e Adjailson Moura, comandante da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual.