O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela será substituída por Alexandre Padilha, atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, que tomará posse no cargo em 6 de março.
A mudança marca a oitava troca ministerial no terceiro mandato de Lula. Nísia, que ocupava a pasta desde o início do governo, enfrentava pressões para adotar um perfil mais político e acelerar entregas consideradas prioritárias pelo presidente.
Nos últimos meses, as cobranças sobre a ministra se intensificaram, especialmente em reuniões fechadas no Palácio do Planalto. Aliados de Nísia criticaram a falta de apoio do governo e do PT para sua permanência no cargo.
Reforma ministerial
O anúncio da mudança vem após meses de especulação sobre uma reforma ministerial, discussão que ganhou novo fôlego após a forte queda de popularidade de Lula no início do ano.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 14 de fevereiro, a aprovação do presidente recuou de 35% para 24% em dois meses, pior nível já registrado pelo petista em todos os seus mandatos. A reprovação também é recorde, subindo de 34% a 41%.
Nesse contexto, partidos do Centrão pressionam o presidente por mais espaço na Esplanada dos Ministérios.
Uma das pastas cobiçadas era justamente a da Saúde, mas Lula não quis ceder o ministério.
fonte: BBC e CNN