InícioNotíciasInternacionalChina reage às tarifas impostas pelos EUA

China reage às tarifas impostas pelos EUA

A China anunciou nesta terça-feira (4) a imposição de tarifas sobre importações dos EUA, em retaliação às taxas de 10% aplicadas pelo governo Trump a produtos chineses. As medidas incluem:

  • Tarifas de 15% sobre carvão e gás natural liquefeito (GNL).
  • Tarifas de 10% sobre petróleo bruto, máquinas agrícolas, carros de grande cilindrada e caminhonetes, vigentes a partir de 10 de fevereiro.

Outras ações chinesas:

  • Controles de exportação de materiais ligados ao tungstênio (usados em defesa) e ao telúrio (células solares).
  • Inclusão de duas empresas americanas (Illumina e PVH Group, dona da Calvin Klein e Tommy Hilfiger) na lista de “entidades não confiáveis” por violar normas de mercado.
  • Investigação antitruste contra o Google por supostas práticas monopolistas, apesar da empresa ter operações limitadas no país.

As medidas são resposta às tarifas dos EUA, que entraram em vigor em 1° de fevereiro. A China já havia criticado a ação norte-americana, classificando-a como prejudicial ao sistema multilateral de comércio, e registrou uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em comunicado, o Ministério do Comércio chinês afirmou que as tarifas dos EUA “prejudicam a cooperação econômica bilateral e destabilizam as cadeias globais de suprimentos”.

A escalada reflete tensões comerciais contínuas, com Pequim prometendo “defender seus direitos” e adotar contramedidas proporcionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais...

MPPE recomenda a redução de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, expediu uma recomendação para à...

Jacobina: Noventa e um trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 91 trabalhadores em condições análoga à de escravos, em duas pedreiras localizadas em Jacobina, no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img