A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançou um marco significativo na execução do projeto do Canal do Sertão Baiano (CSB), considerada a maior obra de infraestrutura hídrica da Bahia. Na última quinta-feira (5), foi realizada a licitação para as obras da primeira etapa do canal, que abrange o trecho entre o reservatório RC500, ponto de captação de água, até a futura Estação de Bombeamento EB600, localizada em Juazeiro (BA).
Essa primeira fase contempla a construção de 10,6 km de canal, de um total de 317 km planejados. Ao longo de sua extensão, o CSB beneficiará diretamente ou indiretamente mais de 1,2 milhão de pessoas em 44 municípios situados nas bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe/Paraguaçu, Tourão, Vaza-Barris e Salitre, garantindo o fornecimento de água do rio São Francisco.
A empresa vencedora da licitação apresentou uma proposta no valor de R$ 119 milhões. Os recursos necessários para a obra estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, alocados no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e transferidos para a Codevasf. As obras dessa etapa inicial têm início previsto para o primeiro trimestre de 2025.
“Com o início dessa etapa, a Codevasf reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, concretizando um projeto há muito esperado pelos baianos“, destacou Miled Cussa Filho, superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf.
O Canal do Sertão Baiano é uma das principais iniciativas de infraestrutura hídrica do Governo Federal. Seu objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano e animal, além de contribuir para a regularização de reservatórios ao longo de sua rota e para o fortalecimento das cadeias produtivas nos municípios atendidos.
Fonte: Rede Você
Imagem: Reprodução da Internet