InícioUncategorizedAcima do esperado, setor de serviços avança 0,9% em maio, diz IBGE

Acima do esperado, setor de serviços avança 0,9% em maio, diz IBGE

Na comparação anual, em relação a maio do ano passado, os serviços avançaram 4,7%, a 27ª taxa positiva consecutiva, de acordo com o IBGE

 

O volume de serviços no Brasil avançou 0,9% em maio deste ano, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (12/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já na comparação anual, em relação a maio do ano passado, os serviços avançaram 4,7%. Foi a 27ª taxa positiva consecutiva nessa base de comparação.

Com o resultado de maio, o setor está 11,5% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19, e 2% abaixo de dezembro de 2022 (o ponto mais alto da série histórica).

No acumulado do ano, a alta dos serviços é de 4,8% em relação ao mesmo período de 2022. Nos últimos 12 meses até maio, a variação é de 6,4%.

O resultado veio bem acima das estimativas do mercado. Na base mensal, a maioria dos analistas esperava estabilidade em maio (0%) e, na comparação anual, a expectativa era crescimento de 4,5%.

Em abril, o volume de serviços no país recuou 1,6% na comparação mensal e avançou 2,7% na base anual.

O resultado positivo do setor de serviços em maio foi puxado pelo desempenho do segmento de transportes, que cresceu 2,2%. Os demais avanços do mês vieram de serviços prestados às famílias (1,1%), outros serviços (0,6%) e informação e comunicação (0,2%).

A única retração de maio foi registrada nos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1%).

Crescimento em 24 das 27 unidades da Federação

De acordo com o IBGE, houve altas em 24 das 27 unidades da Federação em maio deste ano.

Entre os locais que tiveram taxas positivas, destaque para Mato Grosso (22,5%) e Rio de Janeiro (3,4%), seguidos por Minas Gerais (2,6%), Rio Grande do Sul (2%) e Goiás (5%).

A maior queda foi de São Paulo (-1,5%).

Alta no turismo

Segundo o levantamento do IBGE, o índice de atividades turísticas subiu 4% em maio, na comparação com o mês anterior. Foi o segundo resultado positivo seguido, com ganhos acumulados de 4,7% no período.

Com isso, o segmento de turismo está 5,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Onze dos 12 locais pesquisados tiveram variação positiva em maio. A contribuição mais relevante ficou com São Paulo (2,8%), seguido por Rio de Janeiro (3,8%), Minas Gerais (3,3%) e Bahia (5,1%). O Ceará (-0,6%) registrou o único recuo em termos regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ULTIMAS NOTÍCIAS

Cerca de 230 mil brasileiros correm o risco de serem deportados dos EUA

  A recente posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos trouxe à tona uma série de medidas rigorosas relacionadas à imigração, impactando...

Clínica de Vôlei de Areia incentivo crianças e jovens em Gravatá

O projeto "Gravatá, Seu Verão Também é Aqui" , promovido pela prefeitura de Gravatá, proporciona  saúde, ocupação para a mente e redução no tempo...

Homem faz apelo por cadelinha atropelada na Avenida Monsenhor Ângelo, em Petrolina

Uma linda cadelinha foi atropelada por um motoqueiro no final da tarde de ontem (22) na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Provavelmente ela está com...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img